.png)
O que é o evangelho no lar?
Cabeçalho 1
A reunião ou culto do Evangelho no lar é uma […] reunião da família em dia e hora certos, para estudo do Evangelho e oração em conjunto. Podemos dizer, em outras palavras, que é uma reunião familiar de estudo e reflexão dos ensinamentos de Jesus, interpretados à luz da Doutrina Espírita, na qual se utiliza a prece como instrumento de ligação com o Senhor da Vida. Nós, espíritas, entendemos que o lar não é somente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas. O santuário doméstico que encontre criaturas amantes da oração e dos sentimentos elevados, converte-se em campo sublime das mais belas florações e colheitas espirituais.
Qual a importância do evangelho no lar?
A importância do evangelho no lar foi esclarecida por Emmanuel na mensagem Culto Cristão no Lar, no Livro Instrumentos do tempo:
"O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação.
A Boa-Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes.
A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.
Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.
A observação impensada é ouvida sem revolta.
A calúnia é isolada no algodão do silêncio.
A enfermidade é recebida com calma.
O erro alheio encontra compaixão.
A maldade não encontra brechas para insinuar-se.
E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, em beneficio deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a senha de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.
Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa-Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana em todas as circunstâncias.
Não olvidemos os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos que constituem o Testamento da Luz, somos, cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.
Como fazer o evangelho no lar?
Desenvolvimento
a) Prece inicial;
b) Leitura e comentário de página evangélica com a participação de todos os presentes. A reunião pode ser enriquecida, conforme o caso, com poesia, história ou narrativa de fatos reais;
c) Prece de encerramento (ocasião em que se pode orar pelos que não puderam estar presentes: parentes, amigos, vizinhos etc.).
Recomendações
a) O tempo de duração do Culto não deve ultrapassar uma hora;
b) Recomenda-se a leitura de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, do “Evangelho em Casa” e outras páginas evangélicas;
c) Abster se de manifestações de Espíritos;
d) Pode-se colocar água para ser fluidificada [magnetizada] pelos Benfeitores Espirituais;
e) É conveniente que a reunião seja semanal; a presença de visita não deverá ser motivo para a não realização do Culto, convidando-se os visitantes a dele participarem.
Precisa de ajuda?
O CEIJAC pode ajudar, há trabalhadores espíritas dedicados na realização do evangelho no lar daqueles que os procuram.
Os evangelhos são realizados nas quartas-feiras, das 19:00 às 19:30, e aos sábados das 15:30 às 16:00, mediante agendamento prévio.
Caso tenha interesse, basta preencher o formulário abaixo: